logo RCN
Notícia

Exposição mostra redução no consumo de copos descartáveis após ação de conscientização

  • SECOM PMJ -

Na Semana da Água, uma exposição foi montada no Centro de Atendimento ao Cidadão da Prefeitura de Joinville (CAC), que fica na rua Dr João Colin, 2719, bairro Santo Antônio. A mostra "CAC Zero Copos" abriu nesta segunda-feira (21) e fica até sexta-feira (25). Essa é uma ação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22).

 "A ideia da exposição, além de trazer a reflexão aos servidores quanto ao consumo consciente de recursos, materiais e consequentemente de água, é divulgar a redução de cerca de 82% no consumo de copos no CAC, passando de 18 mil copos por mês para 4,5 mil, após a realização de uma ação no ano passado", explica Fernanda Gabriela Wulff Fiore, coordenadora da Unidade de Desenvolvimento e Gestão Ambiental.

Na ação, os servidores receberam orientações sobre o consumo consciente. Além disso, cartazes foram colocados explicando sobre o uso de copos descartáveis e a retirada dos descartáveis das unidades. Somente no atendimento e salas de reunião o copo plástico foi mantido. A ideia era incentivar o servidor a usar um copo ou uma caneca reutilizável. Com isso, chegou-se a redução de cerca de 82% no consumo de copos descartáveis no local.

Na exposição, é possível ver uma primeira pilha de copos com o que teria sido gasto normalmente antes das ações. Na segunda pilha, o que realmente foi utilizado após a conscientização.

"Queremos propor uma reflexão em relação a quantia utilizada de água para produzir cada fardo de copo descartável, incentivando o servidor a continuar usando o copo reutilizável ou ainda aderindo a ação", pontua Fernanda.

O CAC abriga a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SAMA), parte da Secretaria da Saúde, Procon, Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Habitação da Prefeitura de Joinville.

Média móvel de mortes por covid fica abaixo de 300 no Brasil Anterior

Média móvel de mortes por covid fica abaixo de 300 no Brasil

Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville reabre para o público Próximo

Museu Nacional de Imigração e Colonização de Joinville reabre para o público

Deixe seu comentário